Top 10 – Professores queridos

Em homenagem ao Dia dos Professores, noss0 blox preparou um Top 10 com os mais importantes mestres do cinema, quadrinhos e TV. É uma justa homenagem e um agradecimento a todos aqueles que fazem da missão de ensinar o seu lema de vida, transmitindo conhecimento e educação. Os professores merecem nosso respeito e nosso valor, porque não existiria nenhuma profissão se não tivéssemos alguém para transmitir ensinamentos. Vamos à lista:

 

Só mesmo a D. Marocas pra aguentar o Chico Bento...

 

10 – Dona Marocas – Aparentemente a única professora da roça, Dona Marocas é a professora do Chico Bento e seus amigos: Rosinha, Zé Lelé, Zé da Roça, Hiro e outros. Além da paciência triplicada para ensinar os conceitos fundamentais para o cabeça dura do Chico Bento, ainda tem que disputar a atenção com a pescaria, os banhos no lago e a goiabeira do Nhô Lau. Sem contar o risco de ser atacada por uma onça. Só mesmo por amor à profissão! Eita, sô!

 

O salário continua baixo...

 

9 – Prof. Raimundo – Interpretado por Chico Anísio, o Prof. Raimundo Nonato é um professor nordestino extremamente sábio e com a mais eclética sala de aulas do mundo. Criado como um programa de rádio em 1952, a Escolinha do Professor Raimundo migrou para a TV pouco tempo depois e se tornou um grande sucesso, servindo de vitrine para uma enorme lista de humoristas que foram revelados como “alunos”. Apesar de ser um programa de humor, o professor nunca deixou de dar a resposta correta de suas perguntas aos alunos que sempre respondiam bobagem. E nem de fazer uma crítica à profissão desvalorizada por meio do bordão “E o salário, ó!”

 

Tá Tá Tá Tá Tááááá...!

 

8 – Prof. Girafales – Nos mesmos moldes da Escolinha do Prof. Raimundo, o Prof. Girafales (Rubén Aguirre) também ensinava de tudo. E, não raras vezes, terminava as aulas chorando com a burrice de Chaves e sua turma. Pior era ser chamado de Mestre Linguiça… Mas nem por isso, ele deixava de ter uma palavra sábia para compartilhar. É, ser professor não é fácil… só mesmo tomando uma xícara de café na casa de Dona Florinda.

 

Believe it or not, ele era professor.

 

7 – Ralph Hinkley (Super-Herói Americano) – Professor de uma classe com alunos problemáticos nos Estados Unidos, Ralph (William Katt) dividia seu tempo entre as aulas no colégio e os voos desastrosos com sua roupa alienígena. Protagonista da famosa série dos anos 80, Ralph teve que bancar o durão e até espatifar uma cadeira para conseguir atenção. Aos poucos, conquistou a confiança de seus alunos, se envolvia em seus problemas e se tornou um herói para aqueles jovens. E nem precisou da roupa!

 

Com grandes poderes, vêm grandes aulas.

 

6 – Peter Parker – Sim, ele também é professor. Perito em ciências, Peter voltou à escola onde estudou na adolescência para dar aulas e descobriu que certas coisas nunca mudam. No entanto, muito mais do que conceitos científicos, Peter sempre procurou ensinar coisas que os jovens pudessem usar na vida, principalmente a responsabilidade pelas suas ações. E, em se tratando de responsabilidade, o Homem-Aranha é doutor.

 

Ele ensina qual é o X da questão

 

5 – Professor Xavier – Outro professor dos quadrinhos, Charles Xavier tem uma missão muito mais complicada: além de ensinar tudo que se aprende numa escola comum, o Professor Xavier também se encarregava de fazer com que seus alunos aprendessem a controlar seus poderes mutantes recém-descobertos e usá-los de forma honesta. Contra o preconceito e a favor da paz, o Professor X é o fundador dos X-Men e um mestre na arte do respeito às diferenças.

 

Agora vamos aprender como subir nas tamancas

 

4 – John Keating – Interpretado com maestria por Robin Willians no filme Sociedade dos Poetas Mortos, o Prof. Keating mostrou que o professor de verdade é aquele que sabe que os melhores ensinamentos não estão nos livros. O professor de verdade é aquele que incentiva seus alunos à descoberta, à evolução pessoal. Mesmo que, para isso, seja obrigado a quebrar regras. O resultado, só o final do filme mostra qual é.

 

Carinho de mestre

 

3 – Mark Thackeray – Alunos rebeldes e indisciplinados, uma sociedade preconceituosa e um professor negro (Sidney Poitier) recém-chegado à cidade. Todos os ingredientes para dar errado. No entanto, com dedicação, respeito e força de vontade, este professor de Ao Mestre, com Carinho (1967) ajudou seus alunos a encontrarem a si próprios e, apesar dos problemas pessoais de cada um, se sentirem valorizados e importantes. Como recompensa, ganhou uma música que se tornou um clássico e até hoje é usada para homenagear os mestres.

 

Professora ou anjo?

 

2 – Prof. Helena – Como esquecer da doçura, dedicação e carinho daquela que é o modelo da profissão? Professora Helena (Gabriela Rivero) é tudo que um professor deve ser: paciente, carinhoso, dedicado, sábio, justo… um poço de virtudes, no qual seus alunos devem se espelhar. Afinal, como já foi dito, muito mais do que conceitos presentes nos livros, crianças em formação também devem aprender honestidade, respeito, liberdade, educação, companheirismo… Demorou, mas até a Maria Joaquina aprendeu. E a novela Carrossel foi um marco.

1 – Para completar esse Top 10, deixo em aberto o nome do professor número 1 para que você leitor, complete com aquele que foi o seu professor. Aquele que te ensinou as primeiras letras, os primeiros desenhos, as lições mais importantes de sua vida. Afinal, a ficção tem professores importantes, mas os professores reais é que merecem nossa homenagem. Nosso obrigado a todos os mestres!

 

Que todo professor possa ter essa visão

 

Anúncios

2 comentários

  1. Inesquecível o professor do Robin Willians no cinema…

    Já na vida real, várias marcaram: da Profª Edna no Ciclo I, a Profª Márcia no Ciclo II do Ensino Fundamental, a Profª Vera no Ensino Médio, a Profª Miriam na graduação até a Dra Dinalli na pós, todas tiveram sua importância nesta minha trajetória acadêmica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s