Especial Superman (III)

Mais um capítulo do especial que mostra os homens que vestiram a roupa do primeiro e maior de todos os super-heróis, em preparação para a estreia da nova temporada de Smallville, que começa nesta sexta, dia 24. Hoje lembramos Dean Cain, o Superman da série “Lois & Clark”.

Imagem da abertura da série

Depois do fiasco do quarto filme do Superman nas telonas em 1987, ainda havia um certo receio em recomeçar a franquia com o Homem de Aço. Por sinal, suas revistas tiveram uma queda nas vendas, porque a moral “certinha” do herói estava perdendo espaço para os personagens mais realistas e violentos que vinham ganhando espaço nos anos 90, como o Batman, por exemplo – que, inclusive, tinha ganhado um longa-metragem em 1989, quando o personagem fez 50 anos, gerando uma febre em torno do herói. Tanto que, em 1993, a DC Comics decidiu “matar” o Superman como uma estratégia para chamar atenção.

Lois & Clark

No mesmo ano, estreou na TV americana Lois & Clark – The New Adventures of Superman cuja trama focava mais no relacionamento entre os dois personagens do que nas aventuras do super-herói. O próprio título da série, com Lois como personagem principal, já mostrava que a série era bem diferente. Nada daquelas histórias bobinhas em que um Clark Kent de chapéu piscava para a câmera e jamais beijava Lois Lane. Bem em sintonia com os anos 90, a série explorava a beleza dos atores e havia uma sexualidade aflorada em cada episódio, com desfile de corpos seminus em várias cenas.

Isso é um trabalho para...

Para encarnar o Homem de Aço foi escolhido o jovem Dean Cain, que já havia atuado na famosa série adolescente Beverly Hills 90210 (que, no Brasil, ganhou o nome de Barrados no Baile). Apesar de ter 27 anos à época da série, foi recusado no teste porque aparentava ter 17 e os produtores “queriam fazer uma série do Superman, não do Superboy”. No entanto, de todos os concorrentes, foi o que se saiu melhor e acabou ficando com o papel.

O publico masculino torce pela queda dessa capa

Já o papel de Lois Lane ficou com a belíssima atriz Teri Hatcher, que deu à personagem a melhor interpretação de todas, bem mais condizente com aquela que é considerada “a melhor jornalista do Planeta Diário”. Nada de mocinha em perigo. A Lois de Teri tem uma personalidade independente, é intrépida, curiosa ao extremo e vai até o fim quando quer alguma coisa. Isso tudo, claro, sem perder o charme e a feminilidade. Nos braços do Superman, vira uma garotinha…

Luthor (John Shea) fazia um triângulo amoroso com Lois e Clark.

Lois & Clark durou quatro temporadas e foi um grande sucesso, explorando bem a tensão que existia entre os dois repórteres do Planeta Diário, o amor não declarado de Clark por Lois e o desprezo desta, que só tinha olhos para o Superman. Vez ou outra, caía nos braços de Lex Luthor (interpretado por John Shea), que também tinha forte apelo sexual na série e, assim como nos quadrinhos, deixou de ser um cientista maluco para ser um empresário inescrupuloso que sempre dava um jeito de justificar suas ações e escapar dos braços da lei.

O herói se casou nos quadrinhos e na TV

A série começou a perder audiência depois que o herói se casou. É que, com o sucesso da série, a DC resolveu fazer uma ligação entre os quadrinhos e o seriado. Como nas HQs o herói estava prestes a se casar, o mesmo aconteceu na série e, a partir daí, o que era o fio condutor da série – o clima de rivalidade entre os dois repórteres – se perdeu e a série foi cancelada. Apesar disso, teve momentos memoráveis, como o próprio casamento do herói, o episódio em que Lois vira super-heroina e aquele em que ele enfrenta vilões de Krypton com um uniforme todo preto, semelhante ao usado pelo Superman na saga O Retorno do Superman.

Uniforme inspirado nas HQs

Algumas curiosidades:

Um Jimmy, dois rostos

– O papel de Jimmy Olsen foi interpretado por dois atores: Michael Landes (1ª. Temporada) e Justin Whalin (2ª à 4ª).

– A personagem de Cat Grant (interpretada por Tracy Scoggins) não agradou muito e foi rifada logo na primeira temporada.

– A atriz Phyllis Coates, que interpretou Lois Lane na série do Superman com George Reeves, fez uma ponta como mãe de Lois Lane no último episódio da primeira temporada (agradecimentos ao kryptonsite pela informação).

Uniforme chamativo

– O uniforme do Superman teve algumas diferenças em relação aos anteriores: o azul era mais escuro e brilhante, o símbolo ocupava todo o peito e a capa teve várias versões: desde uma acolchoada nos ombros até algumas mais longas ou curtas e com tecidos diferentes.

Dean Cain em Smallville

– Dean Cain apareceu em Smallville, no episódio 7.04, no papel do Dr. Curtis Knox, um cientista que promete a cura para mutações causadas por meteoro, mas que se aproveita dos mutantes para seus próprios interesses. As recentes notícias dão conta que Teri Hatcher também terá uma participação no episódio 10.8: ironicamente, ela (também) fará o papel de mãe da Lois Lane.

Ultra Woman

– Teri Hatcher se tornou uma das personalidades mais bem pagas de Hollywood e sua carreira deslanchou após Lois & Clark. Hoje ela pode ser vista como a Susan de Desperate Housewives. Já Dean Cain participa de produções menores e nunca teve o mesmo sucesso de quando era o Superman.

– John Shea participou de Mutante X, uma série da Marvel Studios inspirada nos X-Men, que mostrava quatro mutantes ajudando outras pessoas com poderes a se protegerem de uma empresa de genética que queria utilizar seus poderes para dominar o mundo. Shea era Adam, uma espécie de Professor X do grupo, mas não tinha poder nenhum.

Anúncios

1 comentário

  1. Nossa… que legal revlembrar uma coisa do nossooo tempo..rs..

    Eu assistia muito esse seriado. Um dos Superman mais gatos…rs…

    Adorei o post.. foi super legal e lembrou direitinho de todo o processo do seriado. Obrigadoooo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s