Especial Superman (II)

Continuando o especial do Superman, hoje vamos falar sobre aquela que é, indiscutivelmente, a melhor encarnação do Homem de Aço. Dez entre dez fãs do Superman trazem na memória a inesquecível interpretação de Christopher Reeve em quatro filmes no cinema.

Poster oficial de Superman - O Filme

O ano era 1977 e a DC Comics preparava o mundo para a comemoração do 40º. aniversário do Homem de Aço. Então, os executivos da Warner Bros. decidiram fazer essa comemoração em grande estilo, trazendo o herói de volta para as telonas numa aventura digna da grandiosidade do personagem. Para isso, chamaram um ator desconhecido à época para encarnar o herói. Associaram a nomes de peso como Marlon Brando e Gene Hackman para alavancar a produção e lançaram um teaser com a chamada: “Você vai acreditar que um homem pode voar”.

Primeiro teaser trailer de Superman – The Movie (1978)

A melhor interpretação do Homem de Aço

Um ano depois, estreava Superman – o Filme (1978), com Christopher Reeve no papel principal. O filme contava, com fidelidade aos quadrinhos, a origem do Homem de Aço, e tinha um certo ar retrô, com um figurino que lembrava os anos dourados. O porte atlético de Reeve (que não tinha nenhum parentesco com seu antecessor, cujo sobrenome era Reeves) caiu como uma luva no papel e sua interpretação foi tão perfeita que ninguém conseguiu igualar. Ele conseguia fazer um tipo de personalidade para Clark Kent (voz tímida, corpo encurvado) e outro para o Superman (voz mais imponente, olhar heroico, corpo ereto). A química com Margot Kidder (Lois Lane) ajudou ainda mais no sucesso da produção. Os efeitos especiais cumpriram a promessa: de tão perfeitos, receberam um Oscar especial. O público acreditou que um homem podia voar!

O astro protagonizou mais três aventuras

Christopher Reeve ainda voltou ao papel em Superman II (1980), Superman III (1983) e Superman IV – Em Busca da Paz (1987). Apesar do esforço do ator, os roteiros foram decaindo e enterraram a franquia do Homem de Aço no cinema. Reeve nasceu em 1952 e, além do Superman, também foi protagonista de outro clássico dos cinemas: Em Algum Lugar do Passado (1980) no qual fazia o papel de um artista que reencontra um antigo amor. Em 1995, caiu de um cavalo enquanto praticava equitação e ficou paralisado do pescoço para baixo. Provando que era um verdadeiro super-homem, deu a volta por cima e, do acidente, fez uma nova razão de viver: criou uma fundação e passou a lutar pelo desenvolvimento das pesquisas com células-tronco para ajudar outras pessoas em condição semelhante.

Participação em Smallville

Reeve morreu em outubro de 2004, mas antes participou de dois episódios de Smallville, no papel do Dr. Swann (o nome é uma referência a Curt Swan, o desenhista mais famoso do Homem de Aço), um cientista que ajuda o jovem Clark Kent a descobrir sobre seu passado alienígena. Foi nos episódios Rosetta (2.17) e Legacy (3.17). Quando Christopher Reeve morreu, em 2004, ele recebeu uma menção na série, no episódio 4.15: sua foto aparece na TV que  Clark assiste, noticiando a morte do Dr. Swann. É uma respeitosa homenagem a este excelente ator que se tornou um herói além das telas.

Ele nos fez acreditar que um homem pode ser super também na vida real

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s