Especial Superman (I)

Chloe Sullivan em Action Comics deste mês

A décima e última temporada de Smallville estreia nesta sexta. Pensando nisso, o X da Questão vai fazer um especial sobre o Homem de Aço, enfocando todos os atores que já vestiram a famosa fantasia azul e vermelha nas telinhas e telonas. Antes de começarmos, uma rapidinha do mutante: A revista Action Comics 893, que chega às comic shops americanas este mês trará a estreia de Chloe Sullivan como personagem de quadrinhos. Para quem não sabe, Chloe (interpretada pela atriz Allison Mack) foi criada exclusivamente para a série Smallville e nunca fez parte da mitologia do Superman. No entanto, ela se destacou tanto no seriado, que foi incorporada às HQs. A chegada de Chloe, no entanto, será bastante discreta.  E agora vamos ao post do dia!

Primeiro Superman de carne e osso

Kirk Alyn: Criado em 1938, o Superman fez um sucesso tão grande que dois anos depois, teve suas aventuras adaptadas para o rádio. Como a popularidade do herói crescia cada vez mais, tiveram a ideia de transformá-lo em um personagem de carne e osso. Antes do advento da TV, a criançada se divertia semanalmente vendo seriados nas matinês de cinema. Foi então produzida uma série de 15 episódios com 15 minutos cada, tendo o ator Kirk Alyn como Superman, Noel Neill como Lois Lane e Tommy Bond como Jimmy Olsen. A série não creditava Alyn como Superman, apenas como Clark Kent. Isso acontecia para que as crianças acreditassem que o Superman realmente existia.

Com precários efeitos especiais na época, as cenas de voo eram feitas com um recurso curioso: os cabos de aço machucavam a barriga do ator e, por causa disso, sempre que o Superman voava, ele era substituído por um desenho animado. O resultado ficava, no mínimo, curioso. Devido ao sucesso, outro seriado de 15 episódios foi produzido em 1950 com o mesmo elenco: O Homem Atômico contra o Superman. Alyn ficou tão marcado pelo papel do Superman que não conseguiu sustentar sua carreira cinematográfica e interpretou apenas papéis pequenos em alguns filmes. Morreu em 1999, aos 89 anos.

Trailer da série com Kirk Alyn

O galã George Reeves marcou uma geração

George Reeves: em 1951, a TV ainda era uma novidade, mas o Homem de Aço foi um dos primeiros personagens a ter uma série nesta mídia. Com um curta metragem (Superman e os Homens Toupeira), teve início a série As Aventuras do Superman (1952), que durou seis temporadas, duas das quais em preto e branco e as outras, já coloridas. Para encarnar o kryptoniano, chamaram George Reeves, que já havia trabalhado no clássico cinematográfico …E o Vento Levou. Phyllis Coates fez o papel de Lois Lane na primeira temporada, mas foi substituída por Noel Neill a partir da segunda.

Noel Neill era Lois Lane

Neill, por sinal, teve toda sua carreira ligada ao Homem de Aço. Interpretou Lois Lane na série com Kirk Alyn, repetiu o papel com George Reeves, fez uma ponta em Superman – The Movie (na cena em que o jovem Clark aposta corrida com um trem, ela é a mãe da garota que está na janela) e, recentemente, aparece como a esposa moribunda de Lex Luthor, no início de Superman Returns (2006). Jack Larson, que fez o papel de Jimmy Olsen na série com Reeves, também aparece em Superman Returns, como o dono do bar frequentado por Clark (Brandon Routh) e Jimmy (Sam Huntington).

Superengraçado

Depois de seis anos encarnando o Superman, George Reeves nunca mais conseguiu um papel de destaque e acabou se suicidando em 1959, aos 45 anos, numa história, até hoje, mal explicada. Há quem acredite que o ator foi assassinado, mas a versão oficial é mesmo o suicídio. O Superman de Reeves foi tão marcante que ele fez uma participação num episódio do clássico I Love Lucy, com a comediante Lucille Ball. Uma curiosidade: na época das TVs em preto e branco, as cores do uniforme do Superman não davam o contraste necessário na tela. Por isso, o azul e vermelho foi substituído pelo cinza e marrom.

Superman de Reeves em DVD

A primeira temporada de As Aventuras do Superman podem ser adquiridas em DVD no Brasil.

Não perca, amanhã, a continuação deste post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s