Coisas que você (provavelmente) não sabia sobre Karatê Kid (Parte 3)

Finalizando as matérias que falam sobre Karatê Kid, posto hoje a terceira e última parte da série, com várias curiosidades a respeito desta franquia de sucesso.

Primeira edição de Karatê Kid, de 1976.

Parece o Daniel-San?

O nome “Karate Kid” é marca registrada da DC Comics, editora do Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde. Karatê Kid é um personagem criado em 1966 por Jim Shooter. Val Armorr é membro da Legião dos Super-Heróis, equipe que vive no século XXX e se uniu inspirada nos atos do Superboy em Smallville. Sua primeira aparição foi na revista Adventure Comics 346 (julho de 1966). Dez anos depois, ganhou um título próprio, que durou 15 edições (de maio de 1976 a julho de 1978).

mentor e aluno

O primeiro filme recebeu uma indicação ao Oscar uma ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Pat Morita. Venceu o Young Artist Awards nas categorias Melhor filme para família – Drama, melhor atriz coadjuvante jovem (Elizabeth Shue) e Melhor Ator Coadjuvante Jovem (William Zabka). Também aparece na 98ª posição no ranking dos 100 filmes mais inspiradores escolhidos pela AFI (American Film Institute).

Indicado ao Oscar? É a glória!

Karate Kid II foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original para Glory of Love, de Peter Cetera.

O terceiro filme recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro (troféu inverso do Oscar, que elege os piores filmes do ano): Pior filme, diretor, ator (Ralph macchio), coadjuvante (Pat Morita) e roteiro.

O inimigo não merece compaixão, mas não fazemos ele de escravo!

O papel de John Kreese foi oferecido primeiramente a Chuck Norris, que recusou por não querer seu karatê representado de forma negativa. Apesar disso, ajudou os produtores a encontrar os lutadores reais para o elenco.

As filmagens do primeiro filme duraram apenas 42 dias, tempo considerado muito curto para uma boa produção.

Coincidentemente, os três filmes estrearam entre os dias 20 e 30 de Junho. A parte 1 estreou em 22 de junho de 1984, a parte 2, em 20 de junho de 1986 e a parte 3, em 30 de Junho de 1989. O quarto filme estreou em 9 de setembro de 1994, mas ironicamente iniciou a produção em 26 de junho de 1993.

Se seu karatê bom, você contratado lava-rápido.

O carro que o Sr. Miyagi dá a Daniel em Karatê Kid I é um Chevrolet 1950 Conversível pintado de amarelo para o filme.

O primeiro filho de Ralph Macchio foi batizado como Daniel, em homenagem ao seu personagem mais famoso.

Mais velho? como assim??

Macchio é quatro anos mais velho do que William Zabka, que interpretou Johnny Lawrence.

Hahaha... enganei todo mundo!

Na cena em que Miyagi treina a técnica da garça no tronco da praia, não era Pat Morita quem estava lá. Era Pat E. Johnson, lutador marcial que treinou toda equipe nas coreografias de luta. Ele aparece numa ponta, como o juiz do torneio final.

Quem cortou minha cena final?

O início da segunda parte, que mostra Daniel nos vestiários e depois numa cena no estacionamento do ginásio com Kreese, era para ser o final do primeiro episódio, mas os produtores acharam melhor guardar a cena para uma eventual continuação. O resto é história.

O primeiro nome de Miyagi é Kesuke.

Karatê Kid virou desenho animado

Abertura do desenho

Na tentativa de manter o sucesso após o encerramento da série no cinema, a NBC lançou um desenho animado em 1989. Daniel e Miyagi viajam pelo mundo em busca de uma relíquia milagrosa que foi roubada de Okinawa. O desenho não conseguiu passar da primeira temporada e durou apenas 13 episódios.

Ohara, não! Miyagi!

Em 1987, Morita estrelou uma série chamada Ohara, que no Brasil foi batizada como Karatê Kid Ohara e passou no SBT nos anos 90. Ele fazia o papel de um detetive que sempre tinha que usar as artes marciais para parar algum criminoso mais agitadinho. A série foi cancelada na segunda temporada.

Encontro de gerações

Na festa de estreia de Karate Kid 2010, Ralph Macchio esteve presente e fotografou juntamente com Jaden Smith e Jackie Chan. Ele deveria ter uma participação no novo filme, mas recusou a oferta com uma piada: “Ninguém vai querer ver um Daniel LaRusso com 40 anos”.

Pré-estreia do filme nos EUA

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s