A Festa da Cultura

Até o próximo final de semana, acontece no Pavilhão de exposições do Anhembi, a 21ª. Bienal Internacional do Livro. O evento reúne 350 expositores nacionais e internacionais representando mais de 900 selos editoriais. No último final de semana, com um frio de 10ºC (sensação térmica de bem menos) e uma fina garoa, estivemos visitando a feira e, mesmo com o clima desfavorável, estava impossível de se circular pelos corredores e até mesmo de entrar em alguns standes, tamanha a quantidade do público visitante, ávido por novidades.

Num raciocínio rápido, há pelo menos 10 bons motivos para visitar a Bienal do Livro:

Stand da V&R promove "Diário de um Banana" com boneco de 4,5m

1) As editoras preparam uma série de lançamentos para a feira. Sempre tem aquela novidade que não chegou ainda às livrarias.

2) Esses livros são vendidos, na maioria das vezes, a preço de custo, uma vez que não sofrem o intermédio das livrarias.

Mauricio de Sousa autografa livros

3) Não sendo lançamentos, grande parte dos livros são colocados com o preço abaixo da tabela.

4) Há a oportunidade de encontrar vários autores e conseguir um exemplar autografado.

Réplica do herói em tamanho original

5) Os stands, quase sempre, são um espetáculo à parte, sempre montados com criatividade e beleza.

6) Há a possibilidade de encontrar aquele livro difícil de achar na livraria, uma vez que há o contato direto com o livreiro.

7) Nem só de livros vive a Bienal. Há também muitas palestras com profissionais da área, para os interessados em ampliar o conhecimento.

A Bienal tem estacionamento, mas o Batmóvel invadiu o stand.

8 ) Há editoras para todos os gostos e crenças. Muitas delas até são desconhecidas e é possível encontrar muita coisa interessante (coisa que na livraria não é possível, pois nem todos os livros ficam expostos).

9) O fato de ter tantas opções disponíveis, praticamente nos obriga a levar ao menos um livro para casa.

10) Mesmo que você consiga sair da Bienal de mãos vazias, vale pelo passeio. Afinal, nunca vi ninguém sair de casa para passear numa livraria ou na biblioteca…

Claro que tudo isso tem um preço: o tumulto, algo que nem todas as pessoas têm paciência para lidar, e o cansaço, porque a gente anda. E anda. E anda. E anda… É muita coisa para ver, visitar, folhear, comprar… tudo ao mesmo tempo! E sempre fica aquele gostinho de “não vi tudo que gostaria”, embora tenha passado por todos os corredores mais de uma vez.

Pare! A Bienal do Livro termina este fim de semana!

As vantagens compensam. A Bienal do Livro é uma festa da cultura. Num país onde o próprio Presidente da República afirma que “não gosta de ler” e onde os livros, infelizmente, ainda possuem preços pouco acessíveis à maior parte da população, ver tanta gente interessada em literatura é algo surpreendente. Mas, se pensarmos bem, apesar dos empecilhos, sempre há muitas oportunidades para desfrutar de um bom livro sem gastar muito ou inventar outras desculpas. A Bienal do Livro é uma dessas oportunidades: uma feira que abre as portas da cultura e apresenta um universo de boas opções para ampliar nosso conhecimento e nossa sede de saber.

Ler é uma viagem pelo mundo da fantasia

Serviço:

21ª. Bienal Internacional do Livro
Até o dia 22 de Agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura 1209 – Santana
Horário: das 10h às 22h (no dia 22, das 10 às 20h).
Ingressos: R$ 10 (público em geral) e R$ 5 (estudantes)
Mais informações: www.bienaldolivrosp.com.br

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s