Pai Herói

Neste domingo em que comemoramos o Dia dos Pais, destacamos alguns pais famosos da ficção que lutam para educar seus filhos e ensinar-lhes o bom caminho, às vezes errando, às vezes de forma pouco usual, mas sempre com boa vontade e exemplo. Que eles sirvam de inspiração aos pais da vida real, para que saibam que não é preciso ser super nem perfeito para ser um herói em sua casa e sua família. Basta ter amor e participação na vida dos filhos, porque mesmo com rebeldia e contradições, quando os filhos precisam de um exemplo a seguir, é nos pais que eles se espelham. Parabéns a todos!

Um pouco fora de forma... mas um grande pai.

Sr. Incrível (Bob Pera): Bob Pera é um pai como qualquer outro: trabalha durante o dia numa companhia de seguros, atura um chefe ranzinza e irritante e clientes dos mais variados, sai com os amigos para um happy hour, volta para o seio da família e nem sempre consegue ler o jornal em paz, pois sempre tem que resolver as crises existenciais da adolescente Violeta, ensinar bons modos para o filho do meio Flecha e cuidar do pequeno Zezé enquanto a esposa faz as tarefas do lar. A diferença é que, nas horas vagas (quando sobram), Bob aproveita para salvar gatinhos das árvores ou combater robôs gigantes. Mas, claro, sempre acompanhado de sua amada família, porque  não basta ser pai, tem que participar.

Tamanho não é documento para ser um bom pai

Homem-Formiga (Scott Lang): Até que ponto um pai pode chegar para garantir o bem estar dos seus filhos? No caso de Scott Lang, pode chegar a invadir o laboratório de Hank Pym, roubar o uniforme do Homem-Formiga pararesgatar a única médica que poderia salvar a vida de sua filha doente. Ao final dessa aventura, Lang ganhou não apenas a saúde da filha de volta, como também a simpatia de Pym, que reconheceu seu ato heroico e deu a ele o seu traje, transformando-o no novo Homem-Formiga. O herói atuou nos Vingadores por muito tempo e morreu em combate, durante o acesso de loucura da Feiticeira Escarlate, que desmantelou a equipe. Quanto à sua filha, ela cresceu saudável e… bem… “crescer” é bem o termo: Katie se transformou na heroina conhecida como Estatura e segue os passos do pai, integrando o grupo dos Jovens Vingadores.

Ele se estica como pode para cuidar da família

Sr. Fantástico (Reed Richards): Líder do Quarteto Fantástico, Richards não é o que se poderia chamar de pai presente. Constantemente envolvido com pesquisas, invenções e ameaças extradimensionais, o Homem Borracha frequentemente deixa de lado seus filhos, Franklin e Valéria. Mas basta o Dr. Destino ou o Aniquilador ameaçarem qualquer membro de sua família fantástica que o herói mostra com quantos elétrons se faz uma bomba atômica. E convenhamos: que filho pode dizer que foi com o pai fazer um pequenique na Zona Negativa? Legal!!

Um tio que é pai

Ben Parker: Ele não é pai, é tio. Mas ninguém cumpriu melhor o papel de pai do que ele, ao educar o sobrinho Peter Parker, que ficou órfão desde pequeno. Juntamente com a esposa May, Tio Ben foi a família perfeita para Peter, dando-lhe mais amor do que ele jamais recebeu, ensinando-o valores como o respeito, a honestidade e, sobretudo, a responsabilidade. Como todo filho adolescente, Peter só foi entender algumas lições de seu tio depois que a tragédia se abateu sobre sua vida, mas a presença de Tio Ben foi indispensável para que o Homem-Aranha se tornasse o herói que é hoje.

John Schneider faz um Jonathan durão mas de bom caráter

"Meu filho é de outro mundo!"

Jonathan Kent: Pai não é quem faz o filho, mas sim quem cuida e educa. Jonathan Kent é uma prova dessa verdade, pois recebeu dos céus – literalmente – a incumbência de cuidar de uma criança mais que especial, vinda de um planeta moribundo. Se não tivesse seu caráter formado por seu pai adotivo, sabe Deus o que um ser com poderes quase ilimitados poderia ter se tornado. No entanto, o Superman é um exemplo de moral inabalável e respeito à vida. A frase dita por Jor-El, o pai sanguíneo do Superman, recitada nos filmes do cinema: “O filho se torna o pai e o pai se torna o filho” bem servem para este bom homem que, na simplicidade de uma cidade do interior conseguiu passar valores tão sólidos a seu filho que este se transformou no maior de todos os super-heróis.  Um homem tranquilo e sereno nos quadrinhos, Jonathan teve sua personalidade explorada na série de TV Smallville, que o mostra como alguém forte e decidido, fazendo de tudo para proteger o segredo de seu filho adotivo e ajudando-o a descobrir e controlar seus poderes.

Pai todo-poderoso

Odin: O que dizer de alguém que é o pai de todos os deuses? Com sua bondade exaltada pela mitologia nórdica, Odin não é tão bondoso quanto se imagina. Um guerreiro nato, o soberano de Asgard toma a frente nas batalhas pelo reino, matando os inimigos sem piedade, sempre enaltecendo a glória de seu povo. Não pensa duas vezes em castigar seu filho adotivo Loki, quando este se rebela, ou mesmo o amado Thor, que se tornou arrogante demais e precisa de uma lição de humildade. Castigo e sofrimento nem sempre significam falta de amor, mas sim ensinamentos cheios de sabedoria. Com a chegada do filme do Thor no cinema, poderemos conhecer um pouco mais deste personagem, por meio da sempre brilhante interpretação de Anthony Hopkins.

Por fim, o mais importante de todos, aquele que proporcionou esta análise, pois garantiu, com o suor de muitas horas trabalhadas o pagamento de uma faculdade de jornalismo – para dizer a todos que são contra o diploma que ele tem, sim, muito valor! – que não permitiu que nada faltasse em casa, que amparou primeiros passos e que vem ensinando, nos últimos meses, o sentido da resignação, da paciência e da fé: o meu pai.

Ele não é super, mas é meu herói.

Anúncios

5 comentários

  1. cuido de minha filha com a ajuda de DEUS desde os treis anos qdo eu andava com ela no colo e dando ninho e sustagem comendo em padaria e dormindo no carro ela por ser pequena recebia um monte de tapinhas nas costas hoje ela vai fazer dez anos linda porque sei fazer tudo dentro de um lar e até mais porque até em telhado subo não desfazendo de ninguem porem com este s sem vergonhas que não tem pudor encheram o saco , midia tb minha filha esta linda criei dois filhos que já tem maioridade e me beijam no rosto agora sofri um constrangimento por conta de alguns semvergonhas e por ser PAI com maiusculo duvidam de nossa palavra sou JUSTIÇA FEDERAL e pessoas sem ter certeza de ter feito um juramento perante sua faculdade execretam PAIS QUE TB MERECEM RESPEITO PORQUE ATÉ UMA CRIANÇA SABE DA VERDADE SÓ NÃO PODE SER OUVIDA MAS COM TANTA VERGONHA DEVERIAM TER TB O SEU RESPEITO PAIS QUE SOFREM IGUAL A EU TENHAM DEUS NO CORAÇÃO E SEJAM FELIZES PORQUE SOMOS APENAS PAIS INDEPENDENTE DE SAFADOS E CORRUPTOS DEUS É JUSTO e não podemos nos calar somos pais até dos julgadores boa noite. PAI É TODO DIA NÃO SÓ NO SEGUNDO DOMINGO DE AGOSTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s