A festa dos brinquedos

Neste final de semana fui ver Toy Story 3 no cinema. Difícil fazer uma crítica da animação, a 11a. da Pixar, porque não há o que criticar. A cada novo filme, a produtora se supera e presenteia o público com uma obra de arte, um desenho animado de qualidade indiscutível que encanta tanto crianças quanto adultos. Aliás, foi-se o tempo em que desenho animado era feito para crianças. Atualmente, as animações têm piadas e conceitos que só os adultos entendem – no caso de Toy Story, as piadas feitas com o boneco Ken, um dos novos personagens deste terceiro capítulo, é um exemplo – o que não quer dizer que as crianças não se encantem com o universo de fantasia criado pelo roteiro. Afinal, quem nunca imaginou seus brinquedos ganhando vida e vivendo fantásticas aventuras?

Andy cresceu!

Momentos inesquecíveis

Neste terceiro capítulo, Andy já é um adolescente de 17 anos e está se preparando para ir à faculdade. Como todo jovem, detesta que sua irmã menor entre no seu quarto e mexa nas suas coisas, principalmente nos seus brinquedos, esquecidos dentro de um baú. A idade já não é mais para brincadeiras, mas não quer dizer que Andy não tenha um carinho por todos eles… afinal, Woddy, Buzz, Jessie, o cavalo Bala no Alvo, o cachorro Slinky, o dinossauro Rex, os ETs, Porcão e o Sr. e Sra. Cabeça de Batata lhe proporcionaram dias muito felizes. Mas é hora de se desfazer dos brinquedos e a mãe de Andy os leva para uma creche, onde o grupo vai parar nas mãos de outras crianças e conhece novos brinquedos.

Lotso apresenta a creche aos recém-chegados

A história gira em torno dessa novidade na “vida” dos brinquedos de Andy e do seu relacionamento com os outros brinquedos: o ursinho fofo Lotso, Ken, o Bebezão e outros que o espectador provavelmente vai reconhecer de sua infância. Não vamos revelar detalhes aqui, mas há um invejoso e amargurado vilão na creche, que não recebe muito bem os novatos e vai tornar a vida deles um verdadeiro inferno. Claro que Woody, Buzz e Cia. vão fazer de tudo para voltar à casa de Andy.

As crianças adoram os novos brinquedos

Toy Story 3 é um desenho com ação ininterrupta, bem ao estilo do dinamismo das crianças de hoje. Assim, os pais podem levar suas crianças ao cinema sem medo, pois elas não ficarão cansadas, não há tempo para isso. O final é comovente e muitos marmanjos ficam com lágrimas nos olhos diante da mensagem extremamente humanitária que parte, acreditem, dos brinquedos. Talvez seja uma alfinetada da própria produtora, querendo dizer ao público que os seres inanimados são mais humanos e caridosos do que o próprio ser humano. De qualquer forma, os pais terão uma motivação para ensinar seus filhos o valor da amizade e da caridade. Também podem tirar uma lição para si mesmos, de não julgar ninguém pelas aparências ou pelas atitudes, pois ninguém sabe a mágoa e ressentimento que há por trás de um ato de maldade. Enfim, Toy Story 3 é um desenho obrigatório e quem ainda não viu está perdendo tempo.

Dia e Noite é um show à parte

Também não poderia deixar de falar do curta-metragem “Dia e Noite”, que antecede o filme. Já é uma tradição da Pixar sempre colocar um curta antes do filme principal que, por si só, já valem o preço do ingresso. Desta vez não foi diferente. “Dia e Noite” é uma história sobre diferenças e semelhanças, com um final terno e surpreendente que mostra que temos mais em comum com as pessoas diferentes de nós do que nós mesmos podemos crer. Meio confuso? Vendo o curta vocês entenderão. Imperdível!

Anúncios

3 comentários

  1. Tão perfeito quanto o primeiro, que 10 anos de idade gostei, minha pequena gostei e tenho certeza que assim como milhões de pessoas. Para mim, foi inesquecível e maravilhoso, acho que a espera valeu a pena, sem dúvida que Toy Story 3 é um dos filmes infantis que marcaram jovens e velhos, uma mistura com alguma emoção foram a combinação perfeita para não apenas entreter o público, mas também para cativar. Ótimo, ótimo filme que não me canso de dizer isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s