Sede de sangue

Vampiros nunca saem de moda. No máximo, entram em estado de hibernação, esperando o momento certo para voltar ao convívio humano e saciar sua sede de sangue e de lucros, claro! Porque ninguém pode negar que os vampiros dão dinheiro. Trata-se de uma das mais antigas lendas da humanidade (acredita-se que as primeiras histórias de vampirismo datem do Egito Antigo) e que, verdade seja dita, é uma das mais legais, se levadas pelo lado fictício da coisa, claro, porque não há nada mais bizarro do que um ser sobrenatural chupando o sangue de seres humanos.

Eclipse é o terceiro capítulo da saga Crepúsculo

Nos últimos anos, os vampiros estão na boca do povo, graças ao sucesso cinematográfico Crepúsculo, baseado na obra da escritora Stephenie Meyer. Ontem, nos EUA, houve a pré-estreia de Eclipse, terceira parte da saga de Edward Cullen, o vampiro que se apaixona por uma humana. Fãs acamparam na porta do cinema disputando os primeiros lugares na salas de exibição e disputando também um autógrafo ou um simples “tchauzinho” dos atores, que se tornaram celebridades instantâneas, graças ao sucesso do filme.

Lançamento em quadrinhos

Por aqui, Eclipse está previsto para estrear semana que vem. Enquanto ele não chega, as editoras aproveitam o interesse no tema e lançam boas publicações sobre vampiros. A Gal Editora, por exemplo, realiza neste domingo o lançamento do álbum Stephenie Meyer e a origem de Crepúsculo, no Ludus Luderia Bar e Café (endereço abaixo). A publicação seria apenas mais uma no meio de tantas outras que já saíram sobre Crepúsculo se não fosse o fato do álbum ser em quadrinhos. Quer mais um motivo pra ir correndo buscar o seu? Ok, a gente tem: no lançamento, ele será vendido com desconto e haverá gincanas e sorteios.

Publicação caprichada

A Editora Europa também entrou na onda do vampirismo e lançou uma obra bem bacana: Vampiros na Cultura Pop, de Manoel Souza e Mauricio Muniz. O livro traz uma abordagem bem ampla sobre esses personagens em várias mídias, como cinema, quadrinhos, televisão, literatura e games. Por ser feita pela mesma equipe que faz a revista Mundo dos Super-Heróis (incluindo este blogueiro que vos escreve), a obra utiliza a mesma linguagem da revista, que se consagrou por trazer os “dossiês” dos heróis, com uma série de informações e curiosidades.

Há desde capítulos sobre a saga Crepúsculo e séries como Vampire Diaries eTrue Blood, até filmes clássicos de Christopher Lee e Bela Lugosi, passando pela maior parte da produção do gênero desde o cinema mudo. O livro ainda traz uma seleção dos 20 melhores filmes e uma galeria com 130 cartazes de cinema com filmes produzidos entre 1922 e 2010. O livro ainda não está disponível nas lojas, mas já pode ser adquirido com desconto no site da editora (Clique aqui para “folhear” a edição virtual).

Ninguém pode reclamar que não tem material para se divertir e se informar sobre esse universo fantástico. Enquanto os vampiros saciam sua sede de sangue na ficção, nós, pobres mortais, podemos saciar a nossa sede de informações com boas publicações sobre o gênero.

Estaremos lá para um "aperitivo"

Serviço:

Lançamento do livro “Stephenie Meyer e a Origem de Crepúsculo”
Local: Ludus Luderia Bar e Café
Data: 27 de Junho, a partir das 16h
Endereço: R. Treze de Maio, 972 – Bela Vista – SP

Anúncios

3 comentários

  1. Hoje na Livraria Cultura tinha muitos livros sobre o assunto. Na seção de história havia um livro em inglês sobre história das lendas de vampiros. Eu quase comprei.

    Longa vida ao Dr. Abraham Van Helsing, um dos meus heróis preferidos desde criança!

    Um dia ainda escrevo um livro sobre sugadores de sangue, ambientado em São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s