Lanternas Bizarros

A Tropa dos Lanternas Verdes é uma espécie de polícia espacial, criada pelos Guardiões do Universo há cerca de três bilhões de anos para proteger a galáxia contra o mal. Os Guardiões são uma raça de pele azul, tão antiga quanto o próprio tempo, originários do planeta Maltus. Colonizadores, os maltusianos povoaram o planeta Oa, situado no centro do Universo, e lá desenvolveram a tecnologia e a ciência a um nível avançadíssimo, além de evoluirem interiormente e desenvolverem habilidades como telepatia e telecinésia.

Um dia, um dos cientistas de Oa, Krona, decidiu descobrir como se deu a origem do Universo e criou uma máquina que o levou ao princípio dos tempos. O processo causou uma explosão no equipamento e dividiu o universo em dois: um de matéria e outro de antimatéria. Os oanos assumiram a responsabilidade pelos atos de um dos seus e decidiram lutar contra todo o mal que pudesse ameaçar o Universo.

Depois de algumas tentativas frustradas de criar o guerreiro perfeito para defender o Universo os oanos se dividiram em facções. Um grupo deles, que pretendia restabelecer a paz de forma pacífica, batizou a si mesmo de Guardiões do Universo. Este grupo dividiu o universo conhecido em 3600 setores e criou uma bateria energética em Oa no formato de uma lanterna. A seguir, convocaram os seres mais honestos de cada setor e, a cada um, deu um anel capaz de criar construtos de energia cujo único limite era a força de vontade do dono do anel e uma pequena bateria (cuja fonte de força era a bateria Central de Oa) para carregar os anéis a cada 24 horas.

Esse grupo foi batizado de Tropa dos Lanternas Verdes, encarregados de garantir a paz e a ordem em todos os setores espaciais do Universo. A Terra se encontra no setor 2814 e possui atualmente quatro Lanternas Verdes: Hal Jordan (o primeiro Lanterna da Terra e o mais corajoso), John Stewart (o Lanterna negro, que se tornou bastante conhecido no desenho da Liga da Justiça), Guy Gardner (um fanfarrão egocêntrico, mas de grande coragem) e Kyle Rayner (desenhista publicitário que também tem se mostrado um homem de grande caráter e coragem).

Por contar com os seres dos mais distantes pontos do Universo, a Tropa dos Lanternas Verdes é, sem dúvida, a mais eclética equipe de super-heróis e conta com membros originários de estranhas raças e – por que não dizer? – possuem aparência pra lá de bizarra. Para criar tantos seres diferentes, alguns roteiristas tiveram momentos de crise de criatividade, resultando em seres bastante engraçados e até ridículos. A seguir alguns desses Lanternas Verdes que não dá pra levar muito a sério:

Mogo nunca comparece às reuniões de Lanternas Verdes

Mogo (Primeira aparição: Green Lantern (Vol. 2) 188 – Maio/1985) – Trata-se de um planeta Lanterna. Foi Alan Moore, em um de seus delírios criativos, quem teve a ideia de dar consciência a um planeta inteiro e transformá-lo em Lanterna Verde. Este é, literalmente, o “maior de todos os Lanternas Verdes”, pelo menos em tamanho.

O terror do camping criminoso

Bzzd (primeira aparição: Green Lantern Corps (Vol. 2) 12 – Julho/2007) – Alien com aparência de mosquito, Bzzd atua como parceiro de Mogo na patrulha do setor 2261. Sem dúvida, é a parceria mais bizarra e inusitada dos quadrinhos. Apesar do tamanho reduzido, Bzzd já provou ter grande força de vontade para ser um Lanterna Verde e morreu heroicamente em combate e não foi por causa de um jato de inseticida.

Krypto, morra de inveja!

G’nort (Primeira Aparição: Justice League International 10 – Fevereiro/1988) –  Possui a aparência de um cachorro e foi criado por Keith Giffen, J. M. DeMatteis e Kevin Maguire, durante a fase humorística da Liga da Justiça. Atrapalhado e inconveniente, G’nort foi inserido na Tropa por influência de Guy Gardner, que até hoje se arrepende desse ato, porque o cachorrão é um pentelho de marca maior.

Ownnnnnnnnnnnnnn

Ch’p (Primeira aparição: Green Lantern (Vol. 2) 148 – Janeiro/1982) – Originário do planeta H’Lven, C’hip possui aparência de um esquilo. Apareceu pela primeira vez em 1982 e agiu na Terra durante um período, junto com Hal Jordan, Kilowog e outros. Também morreu em combate. É o personagem perfeito para se fazer um bichinho de pelúcia e conquistar o coração das meninas, afinal, ele não é fofo demais??

Salvem as Baleias (isso inclui as espaciais?)

Lanterna Baleia (Primeira Aparição: The Last Days of Animal Man 2 – Agosto/2009) – Criado por Gerry Conway e Chris Batista, esse Lanterna Verde sem nome apareceu numa história do Homem-Animal, o herói capaz de acessar o campo morfogenético dos animais e copiar suas habilidades. O Lanterna Baleia salvou a vida do Homem-Animal e o ajudou a derrotar o vilão Fúria Sangrenta. Não se sabe de qual planeta ele veio, nem o que estava fazendo em nosso setor espacial, mas o Lanterna Verde se mostrou tão sereno e pacífico quanto o cetáceo de quem herdou a aparência. Mas não deixa de ser estranho ver uma baleia verde voando no céu.

Excelente animação do Gladiador Esmeralda

A Tropa dos Lanternas Verdes é composta de muitos outros seres estranhos e curiosos que só acompanhando regularmente as histórias do Gladiador Esmeralda para conhecer e se familiarizar com este fascinante universo de extraterrestres. Certamente esses personagens se tornarão mais conhecidos do grande público no ano que vem, com a chegada do filme do herói aos cinemas, mas quem tiver curiosidade de conhecer mais, além dos quadrinhos, também pode adquirir o DVD Lanterna Verde – Primeiro Voo, uma animação muito boa do herói lançado recentemente e que apresenta alguns desses personagens.

Em tempo: a Tuner, empresa do grupo Time-Warner anunciou essa semana que pretende fazer uma animação regular do Lanterna Verde a ser exibido ano que vem no Cartoon Network. Green Lantern – The Animated Series será feita em computação gráfica e deve estrear logo após a chegada do longa aos cinemas. Ainda na cola do filme, outro lançamento direto em DVD também deve chegar as lojas. A luz verde do Lanterna está brilhando como nunca!

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s