A evolução de um símbolo

Um dos símbolos mais conhecidos no mundo inteiro, o logotipo do Superman é um exemplo de que uma simples imagem vale mais que mil palavras. O “S” estilizado em uma figura geométrica no formato de diamante chama a atenção por transmitir conceitos de força, esperança, justiça, liberdade, poder. Mas olhando o logotipo hoje, pouca gente imagina que ele já passou por tantas mudanças ao longo de mais de 70 anos.

Estreia do Superman

A primeira aparição do Superman foi na revista Action Comics 1, de 1938. Naquela época, os desenhos eram mais simples, estilizados e com o super-símbolo não foi diferente. O primeiro logotipo trazia um design semelhante a um distintivo de polícia, deixando subentendido que a missão Homem de Aço em manter a lei e a ordem. As botas do Superman também eram diferentes, com tiras amarrando o tornozelo. É que, na ocasião, o Superman foi baseado nos “homens fortes” do circo, halterofilistas que faziam demonstrações de força que, por sua vez, eram inspirados no deus grego Hércules. Daí a utilização de sandálias com tiras. Para fazer suas demonstrações e ter liberdade de movimentos, esses halterofilistas também usavam roupa colante e, como as partes íntimas ficavam evidentes, usavam uma sunga por cima das calças. Inspirados nesses personagens, o Superman e os heróis que vieram depois dele, copiaram o modelito.

Capa de Action Comics 7

Em Action Comics 7, o símbolo sofreu sua primeira mudança, ganhando formas mais triangulares e com o S cobrindo toda a superfície. Alguns meses depois, em Superman 4, o triângulo mudou de formato, “engordando” um pouquinho e ganhou o fundo ora preto, ora amarelo. A borda também variava de cor: às vezes era branca, outras vezes, amarela e em outras, chegava a ser vermelha. É que naquele tempo não havia uma norma rígida com relação ao design dos personagens e as cores variavam conforme o colorista.

Capa de Superman 4

Quando o primeiro desenho do Homem de Aço chegou aos cinemas nos anos 1940, criado pelos Estúdios Fleischer, o logotivo evoluiu para o formato de diamante. O S era vermelho, com fundo preto e borda amarela. O desenho se tornou um clássico pelo estilo realista, graças à técnica da rotoscopia, que consistia em fazer os desenhos em cima do movimento de atores reais.

Superman de Fleischer

A revista Action Comics 26 (1940) já trazia o símbolo em formato de diamante com o S bem mais definido, mas a confusão de cores continuava. Na capa do herói, o fundo do símbolo é pintado de azul.

Confusão de cores

No final da década, uma nova mudança: a publicação especial Limited Collector’s Edition 31, trouxe o herói na capa com o S ganhando as bordas que se ligam ao contorno do diamante. Esse logotipo marcou grande parte da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos.

Edição especial

O desenhista Curt Swan, um dos mais importantes artistas do Superman, que muito contribuiu para a mitologia do personagem, foi o responsável pela criação do logotipo com o visual que estamos acostumamos a admirar. Com formas definidas e linhas bem delineadas, este é o símbolo que transmite toda a força e poder que o Superman representa.

Visual clássico

Quando o Superman foi para o cinema e TV, o logotipo sofreu uma pequena variação nas bordas do S, mas manteve o visual clássico. Esse mesmo símbolo foi usado por Kirk Allyn e George Reeves nas aventuras das matinês do cinema e das séries de TV. Uma curiosidade: como as TVs eram em branco e preto, as cores vermelho, azul e amarelo não davam o contraste necessário na tela e os produtores optaram por fazer a roupa do herói cinza com o logotipo marrom.

Primeira série de TV

Superman – The Movie (1978) foi um marco nas adaptações de quadrinhos com o roteiro bem cuidado e a impecável interpretação do saudoso Christopher Reeve. O Símbolo também sofreu uma pequena mudança: a borda de cima do S ficou mais triangular e mais redonda na parte de baixo.

O melhor de todos

Nos anos 90, surgiu a série de TV “Lois & Clark”, que enfocava mais o romance entre os dois jornalistas do que as aventuras do herói. O uniforme do Superman ganhou um tom mais escuro e o símbolo cresceu, passando a ocupar quase todo o peito do personagem.

O novo Superman Dean Cain

Ainda nos anos 90, o herói teve uma fase bizarra em que adquiriu poderes elétricos e precisou criar um uniforme para conter sua energia e o logotipo acompanhou essa mudança. Os roteiristas conseguiram piorar ainda mais a situação ao dividir o herói em dois, um vermelho e outro azul. Ainda bem que essa fase passou logo e hoje ela nem é mais lembrada.

Superman Elétrico. Eca!

No final da década, o desenhista Alex Ross criou uma versão alternativa do Superman no futuro. A série “O Reino do Amanhã” apresentou um mundo dominado por superseres irresponsáveis que pouco se preocupavam com os seres humanos. Foi preciso um aposentado Clark Kent voltar a vestir seu uniforme para devolver às pessoas a esperança nos super-heróis. Mais um exemplo da força que essa figura simboliza, tão bem retratada nos traços fotográficos de Ross.

Superman de Alex Ross

Com Superman Returns (2006), o logotipo ganhou contornos tridimensionais, em relevo, bem mais moderno e de acordo com os tempos atuais.

Símbolo em relevo

Finalmente, em Smallville (2001 – 2011), foi mostrada uma variação do símbolo do Superman baseado no alfabeto kryptoniano. Atualmente, o jovem (?) Clark já está usando o símbolo clássico pintado em branco numa roupa preta, mas este variante desenhado no peito do herói também é uma interessante mudança deste símbolo tão marcante.

Logotipo kryptoniano

Não importa o formato, a cor ou o tamanho. O importante é que o Superman foi o precursor dos heróis com superpoderes e ainda hoje mantém sua força e representatividade. É o maior de todos os heróis e, mesmo quem não tem o costume de ler quadrinhos, certamente conhece este personagem que há 72 anos vem encantando crianças e adultos e fazendo com que nós também sejamos capazes de voar pelo mundo da fantasia e imaginação.

Anúncios

6 comentários

  1. Oi
    legal isso
    Uma curiosidade sobre o logotipo kriptoniano que você colocou. Esse é o símbolo kriptoniano do “poder”. O símbolo que o Superman usa no peito é a representação da casa de El (Kal-El, Jor-El, Zor-El).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s