Saudades da minha infância

O post de hoje é pessoal. Começou com uma mensagem pelo twitter de uma das pessoas que eu sigo, o Dj Ivan Davis. Ele dizia que tinha encontrado um site bem legal relacionado com super-heróis. E lá fui eu ver do que se tratava. Realmente, era um site bem legal e trazia bastante material licenciado no Brasil, ou seja, uma série de produtos com super-heróis, incluindo álbuns de figurinhas, revistas, brinquedos, produtos de vestuário, artigos escolares e outros.

Clique para ver maior

Navegando pelo site, fui tomado por uma onda nostálgica quando cliquei no link da Rosita e abriu uma página com este boneco do Homem-Aranha. Nossa, eu tinha esse boneco quando era criança!! Era o meu boneco preferido, que minha irmã havia me dado de presente de Natal, acho, lá pelos idos de 1981. O Aranha sempre foi meu herói favorito e esse boneco foi meu companheiro de muitas brincadeiras. Ele só movia os braços e as pernas (o braço subia e descia, mas a perna girava para o lado de modo que ele ficava com as pernas abertas). Com o tempo, o plástico foi apodrecendo e o boneco quebrou em pedacinhos só de tocar nele (era oco por dentro). Foi uma pena, porque senão teria ele até hoje.

Armado e perigoso

Já que encontrei o Homem-Aranha, resolvi procurar o “companheiro de aventuras” dele, que chegou no Natal do ano seguinte e rendeu altas brincadeiras: o Falcon. Não precisei navegar muito e encontrei um site com imagens de todos os bonecos. Copiei as que me interessavam e conto aqui a história referente a elas. Com o Falcon foi uma situação engraçada: eu havia pedido o boneco de presente naquele ano e estava louco para tê-lo.

Politicamente incorreto

Sabe quando uma criança sonha com um brinquedo e não fala em outra coisa? Pois bem, era eu. E lembro que o boneco era caro, meus pais não tinham condição de comprar. Então, meu irmão e minha cunhada – que na época ainda eram apenas namorados – compraram pra mim. Ele era lindo! Tinha um macacão branco e vários acessórios: máscara antirradiação azul metálico brilhante, “metralhadora cósmica” na mesma cor, cinto removível com um revólver e três granadas que ficavam encaixadas nele.

Sim, era politicamente incorreto, mas quem ligava para isso naquela época? Na minha época de criança não existia a maldade que vemos hoje e um revólver de brinquedo era apenas de brinquedo. Ninguém nunca ficou traumatizado ou virou bandido por dar um tiro de espoleta no coleguinha. Mas enfim… voltemos ao Falcon: Além desses acessórios, ele tinha também duas máscaras para disfarce, uma com um rosto oriental e outra com um homem de tapa-olho.

Capacete e metralhadora

Quando eu abri a caixa de presentes, no dia 18 de dezembro (sim, eu lembro a data!), e vi que era o Falcon, até chorei de emoção. Como eu queria aquele boneco… Dias depois, na véspera de Natal, aparece minha tia com os presentes da família e, ao abrir o meu, surpresa! Outro Falcon! Desta vez, não chorei, mas eu ri muito! Porque eu queria ganhar um e ganhei dois!! Esse era com uma roupa colante preta com detalhes amarelos, um cinto de couro, uma arma toda incrementada (era arma de raios radioativos, acho eu) e um capacete que insistia em não parar na cabeça do boneco. Foi a primeira coisa que quebrou, num solavanco mais forte que dei durante uma “luta”. O capacete voou longe e o visor trincou.

Roupas da moda!

Mas eu não era destruidor de brinquedos, não! Sempre cuidei super bem dos meus brinquedos e até chorei (de novo!) quando o Falcon quebrou o braço, obrigando meu pai a levá-lo ao hospital de bonecos pra consertar, algo que se repetiu várias vezes no futuro. Por fim, os dois Falcons também se espatifaram definitivamente por ação do tempo e de tanto brincar. Foram parar no lixo. Mas deixaram uma grande saudade e uma felicidade de tempos que eu era feliz e não sabia. Obrigado, Ivan, por trazer esses momentos de volta, mesmo sem querer.

Mãos ao alto!

E, como sou ladrão honesto, eu roubo as imagens mas mantenho os créditos. Quem quiser passar para uma visita, abaixo estão dois sites muito bacanas: o indicado pelo Ivan e o outro, onde encontrei as imagens do Falcon. Vale uma visita!

http://superheroisbr.blogspot.com

http://www.loucoporbonecos.com.br

Máscara do Falcon

outra máscara

4 comentários

  1. Oieeee
    que coisa boa Nostalgia…. adooooro
    vamos ficando velhos e mais proximos desta sensação…
    sim tive vários bonecos os meus preferidos
    claro que não são da sua época eram os de plástico rígido de uma cor só. Eu tinha H. Aranha, Thor, Hulk, Namor e o Cap. América… ficou com inveja???

    Abraços Nostalgicos

Deixe um comentário

