Revistas grátis? Só nos EUA…

No final de semana que passou aconteceu o Free Comic Book Day, evento anual que é realizado sempre no primeiro sábado do mês de maio, nos Estados Unidos. É mais ou menos como o McDia Feliz da rede de lanchonetes McDonalds: o consumidor vai até uma comic shop – loja de quadrinhos bastante comum nos Estados Unidos – e recebe revistas de graça, feitas exclusivamente para a data. É uma forma das editoras promoverem os lançamentos que estão planejando para os próximos meses ou, em alguns casos, chamar atenção para grandes sagas. Em 2009, a DC Comics distribuiu o primeiro exemplar de Blackest Night (A Noite mais Densa) uma saga que se estendeu pelos diversos títulos do Lanterna Verde e que foi um tremendo sucesso no país. A primeira parte, distribuída gratuitamente, com certeza chamou a atenção dos leitores para a história. Não dos fãs, que já colecionam normalmente, mas principalmente daqueles que não conhecem os heróis. Aliás, diga-se de passagem, eu comecei minha coleção de HQs comprando revistas para saber o final da história, que sempre “continua na próxima edição”.

Este ano, há boas novidades. A Marvel investiu suas fichas no Homem de Ferro, aproveitando o lançamento do filme – que estreia no dia 7 de Maio nos cinemas americanos. São duas revistas especiais: Iron Man e Thor (talvez já chamando a atenção para o próximo filme da editora, que chega aos cinemas no ano que vem) e, para o público mais jovem, Iron Man e Nova. Para quem não sabe, Nova é um super-herói que foi lançado no final dos anos 70 e lembrava muito o Homem-Aranha: ganhou seus poderes ainda adolescente, tinha problemas com garotas, era azarado, estava na escola e era aporrinhado o tempo todo por um fortão exibido. Com o tempo, foi evoluindo e se tornou um herói espacial. Hoje, suas histórias estão bem mais adultas e nem de longe lembram o clima inocente que ele tinha quando começou, mas a história free distribuída pela Marvel volta no tempo até esses dias áureos.

A DC Comics também ataca em duas frentes: para o público maior, lançou o primeiro capítulo de War of Supermen, sua nova saga envolvendo o Homem de Aço e todos os 100 mil kryptonianos que apareceram recentemente em suas aventuras, fundando um planeta chamado Novo Krypton. Já os pequenos podem se divertir com DC Kids, publicação que traz uma versão infantilizada dos ícones da editora, nos moldes dos desenhos Teen Titans e Batman Brave and the Bold.

Outras revistas interessantes: A Dynamite Entertainment apresenta o primeiro número da revista do Besouro Verde, com roteiros do cineasta Kevin Smith, desenhos de Jonathan Lau e capa de encher os olhos, do consagrado Alex Ross. A Disney vai na carona do sucesso de Toy Story 3 e lança uma revista com os personagens do filme. E até do reino de Tão, Tão Distante veio uma HQ: o ogro Shrek ganhou também sua versão em quadrinhos.


Seria bom se o Ministério da Cultura ou da Educação promovesse uma data assim aqui no Brasil, pois seria uma forma de estimular o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes. Infelizmente, sabemos que isso movimenta uma série de interesses políticos e privados que não fazem parte das prioridades do Governo. Enquanto isso não acontece, os fãs de quadrinhos contam com a iniciativa de algumas lojas especializadas que organizam eventos temáticos e baixam os preços em promoções de revistas. É pouco, mas já é alguma coisa!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s