É lenha pura!*

Ok, o título acima é um clichê batidíssimo, pelo menos entre o público fã de quadrinhos de super-heróis, mas é assim que se pode definir a segunda aventura do Homem de Ferro nas telonas. O filme, que estreou ontem em diversas salas do País, traz de volta o personagem interpretado por Robert Downey Jr. enfrentando o vilão Chicote Negro, personificado pelo veterano Mickey Rourke.
Os fãs vão adorar o desfile de personagens coadjuvantes: além da secretária Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e do motorista Happy Hogan (Jon Favreau, que é também o diretor do filme), há o empresário rival de Tony Stark, Justin Hammer (Sam Rockwell), a espiã russa Viúva Negra (a belíssima atriz Scarlett Johannson), o coronel Nick Fury (Samuel L. Jackson) e, claro, o herói Máquina de Combate, identidade assumida pelo piloto James Rhodes (Don Cheadle). Há também várias citações a outros personagens do universo do Homem de Ferro, que só os fãs do personagem vão identificar, mas que não interfere no entendimento da história para o público que não está acostumado com as HQs.
A história continua onde a anterior parou: Tony Stark revela ao mundo que ele é o Homem de Ferro e agora precisa conviver com as consequências desta revelação e gerenciar sua vida de empresário e herói. Enquanto a mídia idolatra o herói, o Governo se interessa pelo poder de fogo que ele pode representar para as Forças Armadas. Ao mesmo tempo, o vilão russo Ivan Vanko, desenvolve, a partir de planos roubados das Indústrias Stark, um chicote eletrônico e parte para se vingar do herói. Se não fosse o suficiente, Stark descobre que o equipamento ligado ao seu coração está afetando sua saúde e acaba se entregando ao alcoolismo.

Scarlett Johansson como Viúva Negra

O filme às vezes é um pouco lento, mas tudo é muito bem amarrado e os momentos de calmaria são necessários para contar a história. Quando a ação começa pra valer, o público que se segure na cadeira: as cenas são empolgantes e coloca todos na torcida pelo super-herói dourado. O filme só peca pelo fato de não dar nome aos bois. Quem não lê as aventuras do Homem de Ferro nas HQs não vai saber que o “segundo Homem de Ferro” se chama Máquina de Combate, que a espiã Natasha Romanoff é a heroína Viúva Negra e que o vilão de Mickey Rourke se chama Chicote Negro. Apesar disso, a diversão é garantida.

Homem de Ferro 2 prepara o terreno para as outras produções de heróis da Marvel: Thor (2011), Capitão América e Vingadores (ambos em 2012). Ah! Não saia do cinema antes dos créditos finais. A tradicional cena pós-créditos vai causar um orgasmo nerd coletivo. Este blog aconselha os rapazes comprometidos a assistirem o filme sem as namoradas. As cenas em que Scarlett Johannson aparece são de encher os olhos e capazes de causar acessos de ciúme e cenas constrangedoras perante as garotas. Depois, não diga que não avisamos…
Ficha técnica: Homem de Ferro 2  (Iron Man 2, 2010) – Direção: Jon Favreau. Com Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Don Cheadle (James Rhodes/Máquina de Combate), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Scarllet Johansson (Natalie Rushman/Natasha Romanoff/Viúva Negra). Mickey Rourke (Chicote Negro), Sam Rockwell (Justin Hammer) e Samuel L. Jackson (Nick Fury).
*Para quem não sabe, o título deste artigo cita um trecho da música do “desenho desanimado” do Homem de Ferro dos anos 1960.
Anúncios

4 comentários

  1. Não sou muito conhecedor de histórias em quadrinhos, mas até agora os filmes que tenho visto produzidos não me decepcionaram, diga-se de passagem o filme “Quarteto Fantástico”, o qual me agradou bastante. E depois de ler a sinopse deste filme feita pelo Mutante X, tenho certeza que não será diferente e vou gostar.
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s